Caixa e a inadimplência imobiliária

O mercado imobiliário está reunido com a Caixa e o Banco do Brasil para discutir como farão para reduzir a inadimplência no financiamento imobiliário.

As reuniões contarão com duas frentes de trabalho, uma para discutir a solução da inadimplência e outra para estudar um novo modelo de contrato de financiamento. Serão discutidos tanto assuntos operacionais quanto relacionados ao desempenho de programas e produtos dos agentes financeiros. Imobiliaria Vitoria

Imobiliaria Vitoria
.

Estas iniciativas são positivas, pois a inadimplência passou de 1,8% para 2%na Caixa. Parece um pequeno avanço, mas se lidos de maneira diferente mostram que  um índice de inadimplência de R$1,2 bilhão agora está em R$8 bilhões, o que é bem significativo para o setor.

As imobiliárias acreditam que os resultados obtidos com essa iniciativa de aproximação dos sindicatos com a alta administração dos bancos é muito importante porque será possível expor as realidades regionais e mostrar que a viabilidade de um produto em determinadas regiões pode não estar dando certo em outras. O objetivo operacional da discussão é promover uma regra para que o país todo possa ser beneficiado pelo programa.